Publicado em:
Para CEO
Já existem mais de 70 anos de pesquisa de Inteligência Artificial (IA), não é mais um “hype”, algo que surgiu da noite para o dia, mas a popularização da IA depois do lançamento do ChatGPT pegou todo mundo de surpresa.
A IA tem o potencial de aumentar a produtividade, a eficiência, a qualidade, a inovação e a competitividade dos negócios em diversos setores e funções. Porém, muitas empresas ainda enfrentam desafios para adotar e aproveitar os benefícios da IA.
Algumas barreiras são a falta de conhecimento, de infraestrutura, de dados, de talentos, de cultura e de estratégia. Além disso, a IA pode gerar custos elevados, riscos éticos, legais e sociais, e resistência à mudança.
Diante desse cenário, como implementar a IA nos seus negócios de forma rápida e econômica?
Neste artigo, vamos apresentar algumas práticas, ferramentas e estratégias que podem ajudar você a iniciar, testar e escalar o uso da IA na sua empresa, gerando valor e vantagem competitiva.
Práticas rápidas de implantação da IA
Uma das formas mais simples e eficazes de começar a usar a IA nos seus negócios é aproveitar as ferramentas já disponíveis no mercado, que oferecem soluções prontas e personalizáveis para diversas necessidades.
Outra forma de se preparar para implementar a IA nos seus negócios é usar plataformas de análise de dados, que permitem visualizar e interpretar os dados gerados pela sua empresa, seus clientes, seus concorrentes e seu mercado.
Se você quiser usar análises preditivas no futuro precisa começar e entender e organizar seus dados antes.
Essas plataformas podem fornecer insights valiosos para a tomada de decisões baseadas em evidências, identificação de tendências, oportunidades e desafios, melhoria de processos, produtos e serviços, etc.
Algumas das plataformas de análise de dados mais populares são Looker (Google), Power BI (Microsoft), Tableau, Qlik, etc. Essas plataformas podem ser integradas com as suas fontes de dados, como planilhas, bancos de dados, redes sociais, etc., e permitem criar relatórios, painéis, gráficos e indicadores personalizados para o seu negócio.
A inteligência artificial requer novas competências e habilidades, tanto técnicas quanto comportamentais, para lidar com a complexidade e a incerteza do ambiente digital.
Por isso, as organizações que querem se diferenciar e se manter competitivas no mercado precisam investir na capacitação e educação continuada de suas equipes, não só para desenvolver as capacidades necessárias para a utilização da IA, mas também para estimular principalemnte a criatividade imaginativa e o pensamento crítico.
Neste sentido, há dois aspectos fundamentais que devem ser considerados: a cultura de inovação e experimentação e a capacitação e educação continuada.
A inteligência artificial é um campo em constante evolução, que traz novas possibilidades e desafios a cada dia. Por isso, as organizações que querem se beneficiar da IA precisam estar dispostas a inovar e experimentar novas soluções, sem medo de errar ou fracassar.
A cultura de inovação e experimentação é aquela que incentiva a criatividade, a colaboração, a diversidade, o aprendizado e a adaptação. Esses valores podem ajudar as equipes a explorar diferentes cenários, testar hipóteses, avaliar resultados e implementar melhorias.
Algumas práticas que podem ajudar a criar uma cultura de inovação e experimentação são:
Outra grande barreira para a adoção da IA é a falta de conhecimento e habilidades das equipes. Por isso, é essencial investir em capacitação e educação continuada, tanto para os profissionais de TI que irão desenvolver e gerenciar as soluções de IA, quanto para os demais colaboradores que irão utilizá-las no seu dia a dia.
O mercado oferece diversos recursos para capacitar equipes em IA, desde cursos online gratuitos ou pagos, até programas de certificação e pós-graduação. É importante encontrar algo que seja prático, acionável e adaptado ao mercado de atuação da empresa.
Além de capacitar as equipes em termos técnicos, também é importante promover uma cultura de aprendizado contínuo, que incentive os colaboradores a se atualizarem constantemente sobre as novidades e tendências do campo da IA, bem como a compartilharem suas experiências e desafios com seus colegas. Algumas formas de fazer isso são:
Com essas ações, as empresas podem capacitar suas equipes para aproveitar todo o potencial da IA, aumentando sua produtividade, eficiência e competitividade no mercado.
Professor, Palestrante e Conselheiro de Tecnologia e Inovação. Co-fundou 7 startups (5 MarTechs, 1 EduTech, 1 HRTech). Top Voices do LinkedIn. Vencedor do Prêmio Digitalks. Autor do livro "Transformação Digital: Mentalidade, Cultura, Negócios e Liderança na Era Digital". Participou do documentário "Hackers" disponível na Amazon Prime.
Saiba tudo sobre o movimento de talentos sob demanda que está reinventando o trabalho.
Baixe o e-book grátis e tenha acesso ao material preparado pelo nosso time!